Escaladas.com.br

Até o momento, temos 8.687 vias cadastradas em 1607 locais de 402 cidades de 24 estados brasileiros.

Localização

Dados do local Rio de Janeiro > Rio de Janeiro > Castelos do Cabuçu

Ampliar imagem Castelos do Cabuçu
Morro do Cabuçu, com os Castelos à esquerda.
Foto: André Ilha
Ampliar imagem Castelos do Cabuçu
Diagrama de acesso aos Castelos do Cabuçu.
André Ilha
Castelos do Cabuçu
Cadastrada por: André Ilha, em 20-12-2022 às 15:32
Descrição: Na encosta da Serra do Cabuçu voltada para a Estrada dos Caboclos há uma série de boulders de grandes dimensões repletos de fendas, que se destacam na paisagem devido à destruição da floresta original ao redor, substituída por gramíneas de diversos tipos. Esse conjunto de pedras foi batizado pelos escaladores de “Castelos do Cabuçu”.
Os Castelos do Cabuçu podem ser contornados com facilidade tanto pela esquerda quanto pela direita, apesar da declividade acentuada da encosta, e grosseiramente pode se dizer que há três “andares” de boulders, um logo acima do outro (ver diagrama abaixo). Como a parte de trás de muitas pedras se funde com a encosta atrás delas, quase todas as escaladas estão voltadas para a mesma direção aproximada norte-noroeste.
Como chegar à base: em Campo Grande, siga até o final da Rua Fernão de Magalhães e entre em uma ampla área de oração de crentes imediatamente à esquerda do muro do Condomínio das Oliveiras. Suba pelos degraus em frente e prossiga por um longo costão rochoso de pouca inclinação até quase chegar a um mirante plano, com boa vista da região. Poucos metros antes dele vire à esquerda e pegue a bem marcada trilha na mata para o topo do Morro do Cabuçu. Siga-a por um bom tempo, passando por muitos barracos de plástico dos dois lados e uma pequena casa de alvenaria à direita. Passe ainda por entre dois grandes blocos com uma grutinha à direita e continue até chegar a outro mirante plano, com ruínas no chão e algumas árvores. Nesse ponto, à direita, continua a trilha para o topo do morro, mas siga em frente no descampado, em curva de nível, até estar bem acima dos boulders que formam o Terceiro Andar. Então, basta descer pelo capim diretamente até eles, na direção da escalada escolhida.
Fonte: Guia de escaladas da vertente norte do Parque Estadual da Pedra Branca - André Ilha, 2022 (www.femerj.org/wp-content/uploads/Guia-de-escaladas-da-vertente-norte-do-Parque-Estadual-da-Pedra-Branca-1-edicao-versao-final-2022.pdf)
Coordenadas: -22.936677761612266,-43.543273569715865
Encontrou algo errado? Clique aqui